sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

As flores do meu jardim

Um dia, há cerca de dez anos, um paciente me disse uma frase que não esqueci. Ele falou que a amizade é como um jardim que deve ser cuidado diariamente. Certamente as palavras exatas eu nem lembro mais, mas o sentido principal se fixou. Aquilo ressoou nos meus ouvidos e ativou minhas memórias e meus planos futuros. 
Lembrei das minhas amizades na infância e adolescência. Pensei nas pessoas que até hoje fazem parte da minha vida. Considerei que eu deveria investir mais tempo naqueles que estão perto e que eu quero manter assim. 
Olhei para minha sobrinha, com suas amigas de quatorze, quinze anos e a amizade 'para a vida toda' que se imagina naquele momento. Eu sei que isso muda e mudará sempre. 
Afinamos nossas relações com a maturidade ou economizamos contato para não ficarmos sós? 
Num jardim escolhemos as sementes que queremos plantar e cuidamos para que a rega e a poda funcionem como o melhor estímulo para a planta. Excesso ou falta de sol e sombra também interferem na melhor qualidade e beleza delas. Penso que as amizades funcionam quase assim, mas exigem também um tanto de sorte para que dêem certo. 
Somos colocados no mundo social sem muito controle ou escolha. Quando pequenos a escola, quando maiores o trabalho. Tanto em um ambiente quanto no outro, escolhemos ou somos escolhidos e isso por uma contimgência. O estilo conta à medida que nos identificamos com algumas marcas que queremos exibir para nos enquadrar em algum grupo. Depois, escassos ficam os estudos, exaustivo fica o trabalho, criamos família e deixamos de lado aquele estado de graça que tivemos pelos bons momentos com aquelas pessoas queridas que passaram pelo nossa vida.  
Todo cuidado é pouco. A raíz pode ser forte, profunda, mas as folhas e pétalas são delicadas e a mão do cultivador deve levar isso em consideração. O vínculo nem sempre suporta os solavancos que uma relação familiar, estruturada como um edifício em alvenaria, suporta. 
Tenho e tive muitos amigos. Reservo um tempo para eles, mas como meu jardim é muito grande e variado, nem sempre dou o máximo para cada um, mas pelo que sei, estão todos bem vistosos, mesmo querendo um pouco mais de contato, como eu mesma quero. 
As estações do ano passam pelo meu jardim. As flores e plantas que estào ali continuambelas. As que se foram, já deixaram uma marca nessa terra. 
Ser jardineiro exige talento e dedicação, não basta ter terra, tem que adubá-la, plantar, cuidar e deixar descansar quando necessário. Cuiide mais do seu jardim.

Simone de Paula - 24/02/2017

Conto-palpite para inspirar a amizade, colocar flores e vida nos terrenos mundo afora.
Hoje é aniversário da minha sobrinha e afilhada, uma pessoa querida, doce e gentil que tem muitas amizades e isso se estenderá pela sua vida. 

2 comentários:

  1. Muito bom e Verdadeiro. Infelizmente com o passar dos anos o Jardim perde muitas flores que foram valiosas em nossas vidas.

    ResponderExcluir