sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Texto

Pra que serve um texto?

Pra que serve escrever?

Conheço um cara que é muito bom de escrita. Intelectual, culto, bom teórico. Escreve sério, coloca sempre uma palavra que ninguém conhece, e se conhece, não sabe o significado. Essa é a marca da insegurança que se mostra em cada artigo, tese ou livro que sai das mãos dele. Se disfarça de melhor do que o leitor quando o deixa no vácuo do sentido. Perdoável, porque o que sai, vale.

Conheço também uma mina, escreve ótimas crônicas. Divertida, texto limpo, fácil, criativo, mesmo quando transborda ironia nas críticas que faz. Leitora competente, segura nas opiniões, bem formada e culta na medida certa para esbanjar charme e sabedoria. Prolixa, se excede para conquistar e manter sua audiência.

E, entre tantos outros, tem eu. Nem conheço bem, mas imagino. Escrevo porque quero dizer coisas, mesmo que isso signifique 10% do que penso. Tem também o treino, pela gramática e/ou estética. Semanalmente mantenho minha disciplina, inventando meios de me colocar no mundo. Faz bem, exige esforço e foco, porque sempre a via mais fácil é de deixar para a próxima vez. Me empurro e sigo. Sim, faço por mim.

Simone de Paula - 10/12/2021



Nenhum comentário:

Postar um comentário