sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tapete mágico

Nossa, o dia passou tão rápido. Só agora me dei conta que eu nem tinha escrito nada aqui.

Queria compartilhar uma coisa linda que vi pela manhã, passeando pelo pinterest. São composições artísticas de um iraniano, com tapetes, elemento mais do que decorativo, altamente simbólico na cultura persa e árabe. Os signos contidos na tapeçaria indicam uma cenário, próximo aos ambientes domésticos. Como os quimonos para os japoneses. 

O artista Babak Kazemi escolheu uma história famosa, de um casal de amantes, Shirin e Farhad. Ele subverteu tanto a narrativa, quanto o ambiente. Resultado: essas imagens lindas. 

Eu adoro composições e colagens. O que ele faz é mágico, como os tapetes voadores dos contos das Mil e uma noites. Alladim, minha história preferida.

Não nego todas as questões que envolvem a ditadura religiosa em que se encontra hoje o Irã, nem mesmo a opressão às mulheres atribuídas às palavras de Allah, deus islâmico. Mas esse trabalho, assim como tantos outros de escritores, cineastas, artistas plásticos, mostra a imensa criatividade e inventividade com que os orientais expressam seu simbolismo e sua mitologia.

Divirtam-se!!!

Simone de Paula - 07/01/2022


http://www.silkroadartgallery.com/portfolios/exit-of-shirin-and-farhad/

Nenhum comentário:

Postar um comentário